sábado, 9 de junho de 2012

Contextualizando a mudança: da Teoria à prática

Atividade 3.1 Contextualizando a mudança:”da teoria à prática” Cláudio Cardoso de Melo. Para facilitar a construção coletiva do conhecimento por parte do aluno, necessário se faz adotar uma atitude dialógica na minha prática docente em sala de aula. Para isso, incentivo a participação ativa dos alunos, propondo-lhes atividades desafiadoras que acionam e mobilizam seus esquemas operativos de cognição. Geralmente esclareço o que deve ser alcançado ou o que se pretende alcançar com a aprendizagem de determinados conteúdos e com a realização de algumas atividades, pois, acredito que se eles (alunos) conhecem os objetivos, podem manifestar interesses pelos trabalhos e empreender mais esforços para alcançar os objetivos. Quando concebemos o aluno um ser ativo, que formula, que desenvolve conceitos e resolve problemas cotidianos através de suas atividades mentais, da sua construção de conhecimentos, nossa relação muda, pois favorecemos a livre expressão e o diálogo entre os alunos. Para ajudar no processo de construção do conhecimento faço sempre uma previsão dos conteúdos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas, bem como analiso os interesses, as necessidades e o nível de desenvolvimento dos alunos. Ao planejar organizo todo material didático, para assim controlar as improvisações e os contratempos, a fim de satisfazer às reais necessidades de aprendizagem dos alunos. Entre os materiais didáticos utilizados por mim e pelos alunos, os que eles mais gostam estão o Data Show aclopado com a caixa de som e o notebook, pois observa-se que o uso desses recursos tecnológicos faz eles refletirem criticamente sobre os conteúdos contextualizados e e repensarem o futuro da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário