sábado, 9 de junho de 2012

Minha Escola

Atividade 1.4- Minha Escola A Escola Cenecista Vicente de Menezes situada a Rua 21 de Abril, 228- centro, está localizada na área urbana da cidade de Delmiro Gouveia, no Estado de Alagoas, Brasil. Atende atualmente uma clientela de 390 alunos. O nível e modalidade de ensino ministrados na escola são: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Ensino Médio. A escola é resultado da necessidade da melhoria do processo de desenvolvimento da educação da comunidade que forma os bairros vizinhos, bem como, do atendimento aos alunos provenientes da zona rural. A mesma é constituída por: 01 diretoria; 01 secretaria; 01 sala de professores; 01 sala de coordenação pedagógica; 01 sala de leitura ou biblioteca; 01 auditório; 01 sala de informática; 01 almoxarifado; 01 depósito de material de limpeza; 01 despensa; 01 cozinha; 02 sanitários de funcionários; 02 sanitários de alunos ( masculino e feminino); 12 salas de aulas com ventiladores e/ ou ar condicionados. É, também, constituída de uma equipe técnico-pedagógico-administrativa formada por um corpo docente de 23 professores, 01 coordenadora, 01 secretária, 11 funcionários de apoio, 01 presidente da comissão gestora, todos desenvolvendo atividades que visam o crescimento intelectual e emocional do educando. O modelo de gestão permite a participação da comunidade, desde as sondagens das exigências do Sistema de Ensino Médio tendo em vista a adequação curricular, passando pela elaboração de seu regimento e a elaboração de planos, programas e projetos. A estrutura organizacional proposta para a escola é pautada no seguinte: - Direção compartilhada pela comunidade; - Serviço de Secretaria Escolar; - Serviço de Coordenação Pedagógica; - Serviço de Práticas Educativas; - Serviços de Apoio Administrativo. A escola é limpa, organizada e tem aparência atrativa, ou seja, o ambiente escolar é bem organizado e agradável. O funcionamento da escola é feito em dois turnos: o vespertino e o noturno, este último funciona como horário complementar para que a carga horária estipulada seja realmente cumprida. É válido mencionar que a instituição em pauta possui uma proposta pedagógica que orienta o processo de ensino-aprendizagem, cujas metas para cada série, disciplina ou nível estão de acordo com os parâmetros curriculares adotados. Os alunos são oriundos da classe média do município, isso influencia ao não abandono escolar, que tem diminuído consistentemente a cada ano, bem como a distorção idade-série. O desempenho acadêmico dos alunos, recentemente mostra evolução favorável em relação às médias nacionais. Nesta instituição, leciono a disciplina Filosofia e Sociologia, embora eu seja graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia. Trabalhei a disciplina Matemática por vinte e nove (29) anos. Atualmente leciono no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Como a Educação Básica tem como finalidades consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos. Bem como, compreender os fundamentos científico-tecnológicos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina. Destarte, apóio a proposta pedagógica que é baseada nos princípios do Sistema de Ensino Fundamental e Médio, cuja metodologia procura integrar, por meio do ensino, a educação e o trabalho, possibilitando ao aluno desenvolver competências, habilidades e adquirir experiências utilizando-as nas práticas sociais. Tento conduzir minhas aulas tendo como referencial teórico, o educador e pensador brasileiro Paulo Freire, que se imortalizou mediante seus estudos e reflexões relacionados á Educação popular. Educação esta, que é essencialmente libertadora. O método de trabalho com adultos fundamentado nas ideias de Freire, serve de eixo norteador do processo ensino-aprendizagem na sala de aula, visto que valoriza a realidade dos educandos, em contraposição á educação bancária. Existe a relação dialógica entre mim e alunos, contribuindo assim para que a Escola Cidadã, de fato, venha a existir. Tento ministrar as aulas em estreita conexão com atividades práticas e a partir delas, obter as evidências para minhas reflexões e para o embasamento da postura em sala e, redefinição dos objetivos do Ensino Fundamental e Médio ou dos conteúdos a serem ministrados, destacando a importância de o aluno valorizá-la como instrumental para compreender o mundo à sua volta e estimule o interesse, a curiosidade, o espírito investigativo e o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas e assim, o ajude na inserção do trabalho. A educação do futuro exige um esforço transdisciplinar que seja capaz de integrar ciências e humanidade. De acordo com 4 professores entrevistados no que se refere ao uso das tecnologias na escolas obteve-se os seguintes dados: 1. Para a Escola Cenecista Vicente de Menezes está sendo um grande desafio o uso das tecnologias, porque há pessoas que resistem a aprender a utilizar as tecnologias. A escola tem professor de Informática e todos os alunos do Ensino Fundamental maior ao Ensino Médio recebem aulas de Informática. A Escola é de médio porte contendo mais ou menos 390 alunos. Nela existe muitas tecnologias para serem utilizadas como: 2. Computadores: onde os professores digitam suas provas e lançam as notas dos alunos no diário eletrônico e demais funcionários utilizam para digitar outros documentos e/ou fazer atividades escolares, bem como os alunos; 3. Internet : a maioria dos funcionários já tem seus e-mails como forma de entrar em contato com parentes e realizar cursos de formação, bem como pesquisas e no desenvolvimento do trabalho escolar enviando fichas, ofícios e comunicando com o pessoal da Diretoria Regional de Ensino, bem como a outras escolas. Ainda não é disponibilizado para alunos porque temos 20 computadores funcionando na escola (1 na sala dos professores, 1 no auditório para realizar pesquisas quando necessário para os alunos e 2 na secretaria para organização da documentação dos alunos e funcionários); 4. Data show : utilizado nas reuniões com pais, funcionários nas formações continuadas e na sala de aula para fazer acolhida, curtindo as leituras e fixação do conteúdo em estudo. TV e vídeo : aula de reforço, também em sala de aula para fixação de conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário